ATsaúde - Tecnologia em prol da saúde

DestaqueNotícia

Tyto: o canivete suíço da telemedicina foi criado em Israel

by André Marques dos Santos 43

Uma startup israelita iniciou a comercialização de uma solução de telemedicina que pode ser usada para recolha de imagens clínicas de garganta e ouvidos, e monitorização de batimentos cardíacos e respiração. Tyto é o nome do novo dispositivo.

Tyto pretende ser mais que um gadget desenhado à medida de um hipocondríaco – pelo menos é essa a promessa deixada pela startup israelita que começou a comercializar, nos EUA, o novo dispositivo integrado num pacote comercial com um preço de 299 dólares.

O novo dispositivo pretende aliar a lógica do canivete suíço à telemedicina: o novo dispositivo funciona como um terminal que recolhe imagens e dados fisiológicos que são enviados, em tempo real e através da Internet, para um médico (ou para um repositório de dados clínicos), mas também dispõe de uma tela que ensina a usar as diferentes ferramentas de diagnóstico. Hoje, através do Tyto é possível:

  • Ouvir e avaliar sons cardíacos;
  • Medir com precisão a freqüência cardíaca;
  • Fazer a auscultação da respiração junto aos pulmões;
  • Capturar imagens digitais de alta resolução do canal e membrana do ouvido;
  • Capturar imagens digitais de alta resolução de erupções cutâneas e outras lesões cutâneas;
  • O acessório depressor da língua ajuda a capturar imagens digitais de alta resolução da garganta;
  • Obter dados da temperatura corporal através de tecnologia infravermelha e
  • Capturar sons do estômago e intestino.

Na carta de apresentação da TytoCare destacam-se os ensaios realizados em colaboração com o Hospital Pediátrico Schneider, em Israel, que revelaram um elevado grau de semelhança entre diagnósticos presenciais e online com dispositivos Tyto.

Dedi Gilad, CEO da TytoCare, recorda que depois que os dados são obtidos, o Tyto deverá entrar em ação com toda a inteligência artificial criada pela startup israelita com o propósito de analisar a informação clínica de cada paciente ao longo do tempo. Em declarações para a Reuters, Gilad recorda que a ferramenta de análise criada pela Tytocare está apta a estabelecer relações, levando em consideração as alterações ao longo do tempo dos dados do paciente comparado com os dados da população, sendo possível identificar tendências, variações, anomalias, ou quaisquer mudanças ao longo do tempo. Enviamos alertas para o médico e para o paciente e damos a possibilidade para que ambos possam tornar-se mais eficientes nos tratamentos de saúde.

Confira o vídeo abaixo e veja como o Tyto funciona na prática.

Via
tytocare.com
exameinformatica.sapo.pt

André Marques dos Santos

Uma pessoa viciada em tecnologia, formado em Farmácia-Bioquímica pela USP e com muito afinidade pelo empreendedorismo. Procuro ampliar meus conhecimentos seja através de livros, cursos ou até mesmo ajudando outras pessoas e me desafiando durante esse processo. Atualmente amplio meu conhecimento em gestão e desenvolvimento de negócios para poder ajudar startups crescerem no mercado da saúde.