ATsaúde - Tecnologia em prol da saúde

DocumentoRepositórios

Publicação da ANAHP com dados do setor hospitalar

by André Marques dos Santos 94

O Observatório Anahp reúne os principais indicadores do SINHA e Melhores Práticas Assistenciais, além de indicadores de mercado, análises setoriais, pesquisas inéditas e o perfil institucional dos hospitais membros. Os indicadores desta edição do Observatório Anahp mostram que, diante do menor crescimento de linhas importantes de receitas, os hospitais têm se empenhado em conter o aumento de suas despesas:

  • A participação do custo de pessoal, que responde por 45,8% do total das despesas hospitalares, caiu na comparação com 2015, reflexo principalmente da redução no ritmo de contratações e na rotatividade da mão de obra.
  • Os insumos hospitalares, que responderam por cerca de 40% da despesa total em 2016, apresentam tendência de redução na participação no total das despesas hospitalares.
  • Os setores de suprimentos dos hospitais têm atuado fortemente para a redução dos gastos médios com insumos hospitalares, mesmo diante do aumento dos preços dos produtos.
  • A participação da receita oriunda de diárias e taxas caiu em 2016, impossibilitando o processo de transposição de tabelas perante as operadoras de planos de saúde.
  • Também caiu a participação das receitas com OPME, fruto de ações conjuntas de prestadores e operadoras para reduzir os valores destes itens.
  • Houve estabilidade na participação da receita de medicamentos sobre a receita total e alta da participação da receita de materiais, enquanto a parcela dos demais itens na receita total ficou praticamente estável entre 2015 e 2016.

Baixe o documento aqui.

[fonte]
anahp.com.br

André Marques dos Santos

Uma pessoa viciada em tecnologia, formado em Farmácia-Bioquímica pela USP e com muito afinidade pelo empreendedorismo. Procuro ampliar meus conhecimentos seja através de livros, cursos ou até mesmo ajudando outras pessoas e me desafiando durante esse processo. Atualmente amplio meu conhecimento em gestão e desenvolvimento de negócios para poder ajudar startups crescerem no mercado da saúde.